de aumento de market share da marca de energéticos
de aumento de ticket médio na categoria
na fidelização de clientes da marca
Veja detalhes de como a Newtail ajudou o supermercado Zona Sul a aumentar as vendas com estratégias de Retail Media.
O Zona Sul
O Zona Sul é uma rede de supermercados que atua na cidade do Rio de Janeiro, sendo o 58º maior varejista do país. Possui 44 lojas, sendo 40 delas distribuídas pelos bairros onde se concentra os consumidores de maior poder aquisitivo da capital carioca. Além disso, ainda possui uma unidade em Angra dos Reis.
Diminuir ruptura de vendas
Para acompanhar a evolução da venda dos produtos no supermercado, o Zona Sul utiliza o painel de dados da Newtail.
No começo de 2023, foi possível visualizar pela ferramenta um crescimento de 316% nas bebidas energéticas geladas em 2022 (se comparado ao ano de 2021) no supermercado Zona Sul, o que chamou atenção de todo o time para a importância da execução gelada.
Oportunidade de aumentar o faturamento em mais de R$400 mil
Ao analisarem os dados de ruptura, o varejista entrou em contato com a marca líder de energéticos, pois havia um desafio em relação à ruptura desses itens em loja. Por receber um espaço menor e possuir um giro cada vez mais rápido, as gôndolas frias se desabasteciam em pouco tempo e a reposição não supria esse rápido giro das geladeiras.
Diante desse cenário, por meio da plataforma da Newtail, foi possível estimar uma oportunidade de faturamento de mais de R$ 400 mil reais ao ano ao ajustar o parâmetro de abastecimento do Zona Sul.
Promoção de itens gelados ao mesmo preço de itens regulares
Ao identificar o problema, a empresa líder de bebidas energéticas e o Zona Sul resolveram criar uma campanha de ativação durante o Carnaval 2023 na cidade do Rio de Janeiro. Nessa data, as lojas físicas do supermercado recebem um fluxo maior de consumidores por estarem na rota de diversos bloquinhos do Rio de Janeiro. Portanto, essa era a oportunidade certa para vender uma bebida refrescante aos foliões.
Zona Sul e a marca uniram esforços para aumentar a frequência de abastecimento das geladeiras com produtos da empresa, inclusive aumentando a disponibilidades dos itens saborizados do portfólio além do sabor tradicional.
Mas só aumentar o abastecimento não seria o suficiente para oferecer uma experiência de compra completa. Pensando em oferecer o melhor para seus clientes, os itens gelados foram promocionados para que fossem vendidos ao mesmo preço dos itens regulares.
Aumento de market share em 17p.p. e 20% de crescimento nas vendas
➡️ +20,6% de aumento nas vendas em fevereiro em relação ao mês anterior (já retirando o efeito do pico natural do Carnaval).
➡️ +17.6pp de market share da marca na categoria de energéticos + 3.5pp de share para as versões do produto sem açúcar.
➡️ + 5.5pp de share para as versões saborizadas da marca.
➡️ + 23,8% de aumento de ticket médio na categoria.
➡️ 21% dos consumidores de bebidas energéticas trocaram de marca ativada pelo produto gelado.
Além disso, a marca de energéticos descobriu, por meio da plataforma de dados da Newtail, que o shopper tende a levar 1 unidade a mais de energético na mesma compra quando a bebida gelada está no mesmo preço da regular.
Consumidores fiéis à marca
Os resultados foram ótimos e deixaram os times satisfeitos, mas era preciso ir além e acompanhar o comportamento desse consumidor impactado após a ativação. Passado o momento oportuno de consumo da sazonalidade, as dúvidas eram:
➡️ Será que o consumidor que levou o produto da marca vai continuar comprando itens da mesma indústria?
➡️ Será que os clientes continuarão comprando mais unidades devido à temperatura da bebida?
Após o fim da ativação, esse consumidor migrado se fidelizou à marca visto que ela passou de 68% (patamar pré-ativação) para 74% de participação de mercado (patamar pós-ativação) dentro da categoria de bebidas energéticas no Zona Sul mesmo após o fim da campanha.
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